- Projeto de Estruturas | - Projeto de Instalações Elétricas | - Projeto de Instalações Hidrossanitárias | - Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios

(51) 3066.1999 | (51) 3066.1998

Selecione

(01.12.2011) - PROJETO HIDROSSANITÁRIO – PRECISO FAZER?

 

Projeto Hidrossanitário - Preciso Fazer?



Para licenciar a obra, a PMNH exige além de outros documentos, o Projeto Hidrossanitário aprovado pela COMUSA. Em justificativa a esta exigência, inicia-se uma corrida contra o tempo, para "aprovar rapidinho" o Projeto Hidrossanitário na COMUSA a fim de obter a licença de construção e não ter preocupações com o fiscal da PMNH.

Com o intuito de atender esta primeira necessidade do cliente, desenvolve-se o Projeto Hidrossanitário de forma a cumprir e atender todos os requisitos constantes no Manual de Instalações da COMUSA. Em outras palavras, vamos às caçadas, muitas vezes, apenas com o rabo do gato, já que, devido aos atropelos de prazos, não é possível trazer o cachorro e nem o gato por completo!

Metáforas e brincadeiras a parte, a experiência nos ensina que não podemos fazer nada "rapidinho". Primeiro porque isso nos dará a falsa impressão de que foi muito fácil "aquele" projeto e depois... que haverão muitos ajustes e alterações até o projeto ser de fato aprovado junto a COMUSA e estar em condições de ser executado adequadamente.

Além disso, sabemos ainda que, à medida que os demais projetos são detalhados, sobretudo o projeto estrutural, o projeto Hidrossanitário também precisa sofrer adaptações e às vezes até alterações significativas, ao ponto de exigir nova analise da COMUSA.


Fiscalizações e aprovações concluídas, vale lembrar que, independente disso tudo o uso correto de nossos recursos hídricos e o destino final de nossos resíduos domésticos é muito importantes para a nossa saúde, não só agora seguindo a onda das políticas de sustentabilidade, mas desde sempre não é mesmo?

Usando um exemplo prático, o que vale um elegante e moderno "salão de banho", se o que estiver escondido sob os grandes e nobres revestimentos de parede e piso não cumprir o seu papel?

Sem um simples ralo sifonado (com seu fecho hídrico preservado é claro) não há "Bom Ar" que resolva! Os odores do esgoto primário chegarão com certeza ao ambiente através do ramal do lavatório. A ducha de cromoterapia será uma mera bica d`água se não houver vazão e pressão adequadas. Parando por aí nos exemplos, fica a dica: O Projeto Hidrossanitário não é complementar, é sim, essencial para o bem estar do usuário e vizinhanças de qualquer edificação.

 

 

Engª Lisete Petry Wagener

ADAMY Projetos Especiais Ltda



Mais Dicas



Endereço:

Rua Joaquim Nabuco, 1685 - Sala 14 - Novo Hamburgo / RS
CEP 93310-002

Contatos:

(51) 3066.1999 | (51) 3066.1998
adamy@adamy.eng.br

© 2011 Adamy - Todos os direitos reservados.
DMWEB